Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O fim do "fim da história"

Tem-nos sido vendido por analistas "amigos do capitalismo", economistas "pró-sistema" e Jornalistas bajuladores das opiniões dos seus patrões que tínhamos chegado ao fim da história e que o sistema de mercado era o bem maior e a solução infalível para tudo.
Pois bem, hoje assistiu-se a um rodopio de medidas para salvar o sistema de mercado capitalista, Governos investem milhões dos nossos impostos para salvar empresas, os mesmos Governos que não gastam esses milhões dos nossos impostos para nos aumentar os salários.
Governos capitalistas nacionalizam bancos para os salvar, os mesmos Governos capitalistas que diziam que nacionalizar bancos era anti-democrático.
Os defensores do sistema balbuciam e gaguejam desculpas esfarrapadas culpando o estado por não ser regulador, os mesmos que há dias atrás defendiam acerrimamente que os estados não deviam intervir no mercado. Defensores esses que afirmam dogmaticamente que acreditam na regeneração do sistema, sistema esse que parece uma galinha a correr depois da cabeça cortada, já morta mas ainda não o percebeu.
Mas hoje ouviu-se da boca de alguns destes comentadores algumas perguntas interessantes: O sistema de mercado faliu? Será o fim do capitalismo? As respostas talvez ainda demorem, porém com uma certeza ficamos: a História não tem fim por mais que o proclamem!

Sem comentários: