Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ladrões dentro da lei ou a Lei dos Ladrões

Continuam a ser divulgadas notícias todos os dias que acrescentam escândalo ao escândalo na origem da crise, que uns dizem ser económica para não reconhecerem tratar-se apenas da confirmação da falência do sistema e que as medidas e políticas que sempre defenderam levam exactamente a isto que agora definem como escândalo e que se dizem “enojados” como disse o presidente da Reserva Federal Norte- Americana.

Isto a propósito de mais um saque aos dinheiros públicos Norte-Americanos, que são originários dos impostos dos trabalhadores daquele País (convém lembrar), para financiar a AIG de forma a esta conseguir pagar os bónus a cada um dos administradores no valor de 126.000.000,00€ (126 milhões de euro). Estes bónus definidos pelos administradores e que visam premiar o facto de os próprios terem levado a empresa à falência (só salva pelos milhões que a Reserva Federal injectou na empresa). Os responsáveis políticos da Reserva Federal e da Casa Branca dizem que têm de pagar senão as futuras indemnizações serão bem piores!

Isto deixa-me algumas perguntas que não são respondidas nas noticias da comunicação social nem tanto quanto eu saiba pelos responsáveis agora enojados e que são:

Quem fez a legislação que permite que administradores se bonifiquem a eles próprios?

Quem não criou mecanismos que possibilitem a tomada de medidas por parte dos poderes públicos que impeçam este saque?

Quem legislou no sentido de dar às seguradoras os fundos de pensões ao invés de ter um sistema de segurança social público (com o argumento que o Estado não consegue financiar a segurança social, afinal consegue sacar milhões aos contribuintes para pagar os desmandos e os saques destes senhores)?

A resposta é simples: foram os responsáveis políticos da Reserva Federal e da Casa Branca que agora se dizem enojados!!! Mas, apesar de estarem enojados (irão tomar um remédio para o estomago e ficarão certamente melhores e prontos para beber mais um whisky enquanto argumentam sobre “as maravilhas” do sistema).

Sem comentários: