Pesquisa personalizada

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os imigrantes não são os culpados da Crise

O Ministro do trabalho (ou dos Patrões) disse ontem poder vir a rever a quota para imigrantes a trabalhar em Portugal, tendo em conta a crise e o aumento do desemprego. Não é novidade, têm sido sempre assim ao longo da história e da prática política dos Governos de Direita e Extrema-Direita um pouco por todo o mundo. Sempre que surge uma crise económica com consequências sociais, os responsáveis pelas politicas que levaram á crise, tentam culpar os imigrantes e as minorias étnicas pelas consequências sociais (desemprego). Fazem-no com um único objectivo dividir os trabalhadores (desempregados ou empregados) e entretê-los a discutir se a culpa é dos imigrantes ou não, para que não se virem contra os verdadeiros responsáveis!

Foi assim na Alemanha de Hitler, na Itália de Mussolini e agora de Berlusconi!

Não diz o Ministro que os patrões promovem e alimentam a imigração para poderem explorar mais estes trabalhadores e pagarem menos, aumentando assim os seus lucros.Não diz o Ministro o porquê do fenómeno da imigração, porque teria de dizer que a imigração é resultado da pobreza e da miséria nos países do terceiro mundo em resultado da imensa exploração desses países por parte das multinacionais e governos dos países ocidentais que o Ministro Vieira da Silva e o Governo PS defende e apoia! Não diz o Ministro que os imigrantes vêm na maioria das vezes em busca de condições de vida que lhes permitam fugir de morrer à fome, fome essa que os governos ocidentais nada fazem para evitar e que em muitos casos são resultado dos pacotes de medidas económicas impostas a esses países pelos Governos Ocidentais com o patrocínio do Fundo Monetário Internacional ao serviço das Multinacionais Ocidentais, como são os exemplos desastrosos da Etiópia, do Ruanda, do Peru, da Argentina entre muitos outros, em que os pacotes de ajuda económica dos países ocidentais tinham como contrapartida medidas que levaram à destruição económica de países e resultaram em desemprego, fome, milhares de mortos de fome (Etiópia e peru) e numa guerra (Ruanda).

Não diz nada disto porque teria que reconhecer que a culpa, também, é sua e das políticas que defende!

Não diz porque os trabalhadores e o povo poderiam perceber que a solução passa por cortar definitivamente com as políticas seguidas nos últimos 30 anos em Portugal e poderiam vir os trabalhadores e o povo a fazer um Abril de novo!

Sem comentários: