Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A censura das rádios à música de Xutos e Pontapés

Poderia ser coincidência, mas não é... pelo menos a julgar pelos comentários, balbuciantes, atabalhoados e de desculpas de mau pagador que directores de rádios fazem sobre a notícia que divulga o facto de a música "sem eira nem beira" de xutos e pontapés só ter passado por 1 vez... sim uma única vez numa rádio em Portugal.

A referida música, com críticas óbvias ao Governo PS/José Sócrates, que é aquela que em concertos mais faz vibrar os milhares e milhares de pessoas que o grupo musical arrasta atrás de si, parece que não ser atraente para directores de rádio, o que por si só seria legitimo. Mas deixa de ser legitimo quando estes se começam a justificar:


António Mendes, director da RFM, diz que a canção se trata "de um fenómeno político e não de um fenómeno musical"????? Logo não se pode cantar temas políticos????? Ficamos a saber o critério de escolha??? ou censura??? da RFM.



Nelson Cunha director da Mega FM diz que a rádio "não está vocacionada para questões políticas". Ficamos a saber, quem fale em política não passa na Mega FM, ou seja cuidado com o que dizem!!!!
José Marinho em nome da Antena 3, a única rádio que passou uma vez a música diz: " Não fazia sentido sermos a única rádio a tocar o tema. Fazê-lo isoladamente podia não ter bons resultados para nós(...)" Bons resultados??? Em que sentido??? Audiências???? A julgar pelos milhares que vibram nos concertos com a música não parece ser esse o problema!!! Que outros bons resultados??? Têm medo??? De quem???

Ficam muitas perguntas!...Obviamente não terão resposta...

2 comentários:

filipe disse...

Para estas perguntas, pertinentes, nós temos uma resposta: estas situações configuram um claro quadro de censura política, de violação das liberdades, seja intencional pelas direcções desses meios de comunicação, seja por auto-censura dos seus profissionais, sob a chantagem de perda dos seus postos de trabalho se desobedecerem às ordens dos donos das rádios, televisões, jornais. Em síntese, vive-se hoje em Portugal sob um regime anti-democrático, com manifestações crescentes de um neo-fascismo, acobertado pela máscara - cada dia mais esburacada - do chamada "estado de direito democrático" (deles). Vivemos cada vez mais sob uma ditadura do grande capital. Que chama à luta pela liberdade todos os verdadeiros democratas e patriotas Abaixo a censura, abaixo a repressão, que viva Abril de novo!
Um abraço.

Fernando Samuel disse...

Subscrevo o comentário do filipe.
(será que o rapaz dos xutos aprendeu alguma coisa com isto?)

Um abraço.