Pesquisa personalizada

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pedro Lomba - O Petulante anti-comunista!

Pedro Lomba decidiu discorrer, num dos seus artigos no jornal I em que tenta demonstrar a sua “grande inteligência”, sobre a deputada do PCP Rita Rato e uma entrevista desta ao Correio da Manhã.
Sobre as bafientas tentativas de equiparar o Comunismo ao Fascismo e de atribuir ao PCP práticas realizadas por outros, das quais Lomba apesar do cheiro bafiento não se cansa, não vale a pena responder.
Mas merece-me umas considerações o artigo:
Pedro Lomba diz “A primeira reacção que muitos de nós cedemos(...) é achar que podemos travar um debate contra estas pessoas. Ilusão. Não podemos debater contra preconceitos” Mais à frente considera “... do ponto de vista que mais nos interessa: assegurar que numa democracia as opiniões estúpidas e extremistas, existindo, nunca deixem de ser minoritárias”
Ou seja Pedro Lomba que se deve considerar inteligente o suficiente para definir o que são opiniões estúpidas diz não ser possível debater com essas opiniões estúpidas, o que me leva a perguntar então para que lhe serve toda a sua inteligência, se nem com opiniões estúpidas consegue debater?
Outra pergunta que se me fica é se adjectivar as opiniões de outros com os adjectivos estúpido e extremista sem outros argumentos não é aquilo que fazem os dogmáticos e preconceituosos?
A última pergunta que me assalta é como Pedro Lomba quer “assegurar que numa democracia as opiniões estúpidas e extremistas, existindo, nunca deixem de ser minoritárias”? Pelo debate não é porque apesar da sua inteligência considera que não é possível debater “contra essas pessoas” que têm “opiniões estúpidas e extremistas” então como irá assegurar?
Para terminar dizer que tal como Pedro Lomba considera que “precisamos de Rita Rato para expressar o que sabemos ser falso”, eu considero que precisamos de Pedro Lomba para ensinar mais facilmente aos nossos filhos como não serem petulantes, arrogantes e convencidos de que são as únicas cabeças com inteligência no mundo. Se Pedro Lomba não existisse teríamos de usar vários argumentos para os ensinar, como Pedro Lomba existe basta dizer aos nossos filhos: Filho nunca sejas como o Pedro Lomba!

Sem comentários: